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8 Passos Para Lançar Uma Linha de Cosméticos de Sucesso

Olá, Empreendedor! O artigo a seguir trata dos itens essenciais para o lançamento de uma marca de cosméticos de sucesso. Se sua marca ainda está em fase de desenvolvimento, recomendamos fortemente a leitura.


O desafio na hora de lançar uma marca de cosméticos pode parecer grande quando não se possui visão de todo o escopo de desenvolvimento, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja a seguir as principais etapas para criação e lançamento de uma marca de cosméticos de sucesso.


1º Passo -  Planejamento de Negócio – Nicho de Mercado

O mercado está cheio de cosméticos que solucionam infinitas dores dos consumidores, com diversas variedades de preços, com pequenos ou altos níveis de eficiência, com posicionamento de marca de forma X ou Y, etc. E essas mesmas marcas de cosméticos estão estabelecidas em localizações geográficas que favorecem ou não suas vendas para regiões próximas ou distantes. Analisar a concorrência é crucial para que você lance uma marca que consiga respirar sem ser sufocada.


Com esses aspectos em mente, defina nessa etapa os seguintes itens:

 

• Nicho de Mercado

Defina o segmento de cosmético e o público que deseja trabalhar. Descubra as dores do público e quais seriam os produtos ideais para atender essas demandas. Ex.:


Exemplo de Segmento de Cosmético:

- Segmento de Cosmético Capilar – Subsegmento: Especializado em Loiros

- Segmento de Dermocosmético – Subsegmento: Especializado em Acne e Melasma


Variáveis de Características do público-alvo:

- Gênero, Idade, Localização Geográfica, Consumidor Final ou Empresas, etc


Exemplo de Dores do público-alvo:

- Público deseja ter um loiro perfeito – ou entregar um loiro perfeito (em caso de o público-alvo ser salão de beleza)

- Público deseja ter uma pele impecável – ou entregar uma pele impecável (em caso de o público-alvo ser clínica de estética)


• Posicionamento de Marca

Posicionamento de marca é a maneira como sua marca é percebida pelo público. Diferencie-se dos seus concorrentes e defina seu posicionamento de marca com os objetivos definidos no nicho de mercado.


• Mix de Produtos

Defina seu mix de produtos de forma que atenda os objetivos do nicho de mercado e de posicionamento de marca. Por exemplo: se você deseja trabalhar com produtos capilares para salões profissionais, não fará sentido ter um produto para pele, pois ainda que haja venda, o seu posicionamento de marca não tem relação, logo não haverá penetração do produto no mercado.


• Preço de Venda

Defina um Preço de Venda de forma que se adeque ao seu nicho de mercado. Por exemplo: Se você definiu seu Nicho de Mercado e Posicionamento de marca voltados para classe C e D e utilizar preços elevados fará com que você não venda nem para público A e B e nem para C e D.


 

2º Passo - Escolha da Indústria

A escolha da indústria deve ser feita de forma cautelosa. Escolha uma indústria que possua conhecimento de ponta a ponta no desenvolvimento de cosméticos e que ofereça o plano de produção completo (Full Service), desta forma você só precisará se preocupar com a comercialização dos seus produtos, deixando o resto com a indústria de terceirização.


Considere os seguintes itens em sua avaliação:


• Capacidade de Produção

• Prazo de Entrega

• Política de exclusividade de fórmula

• Qualidade do Atendimento

• Personalização dos Produtos

• O que os atuais clientes da indústria estão dizendo

• Suporte em questões regulatórias

• E por último: preço.


Indústrias que oferecem tabela de valores costumam replicar as fórmulas para vários clientes, tornando o produto apenas mais um na prateleira. Isso reduz o custo de produção e a curto prazo pode favorecer as vendas, mas a médio e longo prazo pode limitar o crescimento de sua marca.

 


3º Passo - Proposta Comercial

Para o desenvolvimento de uma proposta comercial, algumas informações são necessárias. Se você já as tiver em mãos, agilizará o processo de desenvolvimento do seu orçamento. São elas:


• Mix de Produtos

• Volumetria por produto (Ex.: 500g por unidade)

• Quantidade por produto (Ex.: 300 unidades de 500g)

• Finalidade dos produtos – Qual a solução que seu produto trará para o consumidor final

• Custo por unidade – Quanto você quer pagar pela unidade de cada produto ou por quanto você deseja vendê-lo – Essa informação direcionará a indústria na quantidade/qualidade dos ativos, de forma a garantir a máxima eficiência do produto de acordo com o custo por unidade

• Canal de Vendas – Essa informação auxiliará o consultor comercial a definir junto a você algumas estratégias do produto

 


4º Passo - Formulação – Amostra

Nesta etapa, dependendo da indústria que você escolher, haverá o processo de experimentação e aprovação da amostra do produto final caso você tenha aprovado a proposta comercial. Por mais que a indústria de sua escolha possua experiência e resultados comprovados dos cosméticos produzidos, é importante que você averigue se está de acordo com as estratégias de marca que você criou, então considere avaliar os seguintes itens ao testar as amostras:


• Aspectos Sensoriais

Ex.: espalhabilidade, temperatura, rendimento por aplicação, cheiro, cor, etc.


• Resultados de acordo com a finalidade desejada

Observe quanto tempo leva e qual a qualidade dos resultados obtidos.


• Ativos

Os ativos escolhidos devem estar de acordo com o posicionamento de marca. Por ex.: uma marca que visa gerar imagem de responsabilidade social não utilizará ativos que possam de alguma forma terem sido testados em animais.


• Embalagem, Tampa e Acabamento

Se você ainda não tiver escolhido, nessa etapa também é recomendado que você defina as embalagens, tampas e acabamentos para os seus produtos.

Algumas indústrias oferecem a venda de embalagens. Em alguns casos, o custo de produção pode ficar maior caso compre diretamente na indústria que irá produzir e envasar seus cosméticos. Neste caso, se você possuir disponibilidade de tempo, é recomendado que compre esses materiais em uma indústria especializada em frascos e tampas. Peça suporte ao seu consultor de vendas.

Avalie se a embalagem, tampa e acabamento condizem com seu posicionamento de marca. Se for trabalhar com públicos mais exigentes, por exemplo, utilize embalagens que condizem com o público escolhido.

 


5º Passo - Criação/Layout

Nessa altura do desenvolvimento dos seus produtos e marca você já terá uma visão bem definida da sua marca. Com seus objetivos de nicho de mercado e de posicionamento de marcas em mãos contrate os serviços de uma equipe de marketing para desenvolvimento dos seus materiais gráficos. Em alguns casos, a indústria contratada também oferecerá esse tipo de serviço. Não recomendamos os serviços de design de gráficas e empresas de plotagem, a qualidade visual dos serviços prestados costuma ser bem básica e muito provavelmente não estará alinhada com seu posicionamento de marca.


Nesta etapa você irá desenvolver:


• Nome da sua marca

• Logotipo da sua marca

• Nome dos produtos

• Apelos de Marketing de Embalagem

• Design dos rótulos dos produtos

• Registro de marca no INPI


Para o registro de marca no INPI é recomendado que você contrate um especialista para te auxiliar. Em alguns casos a indústria escolhida também oferece esse serviço.

 


6º Passo - Regulatório – Anvisa

Essa etapa é por conta da indústria contratada. Para garantir a segurança do seu negócio e dos seus clientes, todos os seus produtos devem ser notificados na Anvisa. Dependendo do tipo de cosmético e finalidade, a notificação pode levar de 1 a três meses e possui custo. Informe-se com seu consultor de vendas.

 


7º Passo - Produção

Com todas as etapas acima concluídas é chegada a fase de produção. Caso tenha comprado as embalagens, tampas e rótulos diretamente na indústria, basta aguardar a produção e o envase. Caso contrário, forneça os materiais necessários e aguarde o produto ficar pronto.

 


8º Passo - Entrega dos Produtos

Dependendo da forma como foi negociado na indústria, você poderá retirar os produtos no local ou aguardar a entrega no seu estabelecimento.


Agora é com você! Com os produtos em mãos, siga com suas estratégias comerciais e de marketing. Sucesso e boas vendas!


 

Equipe de Gestão da Experiência do Cliente

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