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Canais de Venda: Estratégias de Comercialização de Cosméticos

Canais de Venda: Estratégias de Comercialização de Cosméticos

Olá, Empreendedor! Como vai? O artigo a seguir fala a respeito dos principais canais de venda e explica brevemente como funciona cada um. Está um pouco extenso, mas garanto que vale a pena a leitura.


A escolha de um canal de vendas para potencializar um negócio pode ser um grande desafio para o empreendedor. Isso porque existem diversas opções e nem sempre todas podem ser adequadas ao nicho de mercado pré-determinado.

Para escolher de forma assertiva, é necessário compreender o comportamento do seu público-alvo. Desta forma será possível saber por qual meio o público está mais propenso a comprar.

 

O que é um canal de venda

Um canal de venda é o meio pelo qual se comercializa um produto ou serviço, podendo ser subdividido em duas grandes categorias: digital e tradicional (ou online e offline).

 

Canais de venda e como se aplicam em cosméticos

Seja através dos canais de vendas tradicionais ou digitais, se faz necessário o planejamento e estratégia para seleção e execução dos canais de vendas mais adequados ao seu negócio. Por exemplo: quanto mais jovem for o seu público, maiores serão as suas chances de impactá-los através do meio digital. Para os meios tradicionais, a regra também se aplica: quanto mais velho seu público, maior a chance de impactá-los.



Digital

O meio digital é hoje um grande potencializador de vendas. Muitas marcas de cosméticos e de outros segmentos utilizam deste meio para alcançar seus consumidores. 


Mídias Sociais

O mais famigerado canal de vendas da atualidade. Através das mídias sociais é possível mostrar seus produtos, serviços ou marca para o público-alvo de forma descontraída e gerando aproximação emocional.

É possível fazer divulgações pagas e gratuitas. Porém recomenda-se fortemente que haja investimento, pois as plataformas limitam o alcance das publicações não-pagas. Exemplos de mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Tiktok, etc. As mídias sociais são ótimos meios de divulgação de cosméticos, pois é onde o público cosuma pesquisar informações.


Google ADS

Google ADS é a principal ferramenta de divulgação do Google. Com ela é possível fazer com que seu site apareça em primeiro lugar nas pesquisas para o público-alvo do seu interesse.

Por exemplo: imagine que seu público-alvo sejam pessoas com olheiras. Sua estratégia no Google será comprar palavras chaves relacionadas ao tema, como por exemplo "creme para olheira". Ao comprar esta palavra-chave, o seu site será exibido em primeiro lugar para quem fizer uma pesquisa utilizando esses termos. 


E-commerce

Apesar de ser um canal de vendas popularizado na década de 90 nos Estados Unidos, o e-commerce tomou proporções muito maiores recentemente devido ao avanço das tecnologias, como smartphone, tablets e afins. Nele é possível que você monte um catálogo online com seus produtos, de forma que o usuário possa selecionar o que deseja comprar. 

Marcas novas e consagradas de cosméticos apostam muito neste formato de vendas, uma vez que você precisa apenas estocar seus produtos e trabalhar estratégias de marketing digital.


WhatsApp

Com o surgimento dos smartphones uma nova ferramenta veio para revolucionar a forma como as pessoas se comunicam: o WhatsApp. Com opção de inserir catálogos de produtos, vídeo-chamadas, envio de mensagens e áudio, o WhatsApp é um ótimo canal de vendas para fechamento.


Marketplace

Marketplace nada mais é do que a evolução do e-commerce. Plataformas marketplaces são aquelas que permitem que você anuncie o seu produto sem a necessidade de que você possua um site. Exemplo de plataformas marketplace: Mercado Livre, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Amazon, etc.


Afiliados

Marketing de afiliados é um tipo de relação comercial em que o afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada. Para isso são utilizadas plataformas digitais como Monetize e Hotmart.

Neste canal de venda é muito comum a venda de dermocosméticos pois são produtos com alto valor agregado e grande procura, o que benefícia tanto o afiliado como o dono da marca.


E-mail Marketing

E-mail marketing é o substituto da antiga mala-direta, em que era enviado um panfleto ou carta de apresentação da marca/produto via correio para o consumidor. A melhor prática desse canal de vendas resume-se em enviar conteúdo via e-mail para sua base de clientes, de forma que eles tornem a comprar ou façam a primeira compra.

Anunciar lançamentos de novas linhas capilares, dermocosméticos, etc neste canal pode ser uma saída muito lucrativa, pois você precisará apenas desenvolver uma arte, um texto, e disparar para sua base de clientes.


Influenciador Digital

Influenciadores digitais são pessoas comuns que por desenvolverem conteúdos relevantes na internet, acabaram por conquistar uma quantidade considerável de fãs e seguidores.

A vantagem do uso dos influenciadores digitais em ações, é que é possível impactar o público que mais se encaixe no perfil do seu produto. Para tanto, é necessário selecionar o influenciador que mais se adeque à sua estratégia.



Tradicional

Ainda que o meio digital esteja em alta nos dias atuais, os meios tradicionais continuam tendo forte presença no mercado. Alguns clientes ainda são desconfiados a respeito do que veem na internet, mesmo que tenham um bom atendimento. Muitas vezes fazem toda a pesquisa online, mas fazem o fechamento da venda apenas presencialmente em algum canal tradicional.


Loja Física Própria

Demandam um investimento maior, mas pode ser uma estratégia viável a médio e longo prazo. A localização conta muito na hora da definição desse canal de vendas. Investimento em marketing pode ser necessário para alavancar as vendas.


Distribuidores

Distribuidores fazem o intermédio entre a marca e o consumidor final. Exemplos: Supermercados, farmácias, lojas especializadas em cosméticos, etc. É semelhante ao marketplace, com a diferença de que o distribuidor também possui estoque do seu produto.


Venda Direta

É a modalidade em que o vendedor possui contato direto com o consumidor final através de visitas e apresentação de catálogos e amostras.

Normalmente são profissionais que não possuem vínculo empregatício com a empresa e recebem apenas o lucro em cima do produto vendido.

Essa modalidade é muito utilizada para comercialização de produtos capilares profissionais. A equipe de representantes efetua uma pesquisa dos salões em uma determinada região e definem uma rota para ir porta a porta comercializar os produtos.


Telemarketing

Essa forma de comercialização já existe há um tempo considerável. Normalmente utilizada por empresas de telefonia e internet, é considerada uma forma inconveniente de aproximação com o cliente e pode não funcionar em todos os segmentos.


Mídias Tradicionais

Mídias tradicionais são as formas de divulgação de produtos, marcas e serviços que não envolvem o uso dos meios digitais. Exemplos: Rádio, TV, panfletagem, catálogos, revistas, jornais, etc.

Através das mídias tradicionais é possível fazer com que o consumidor desenvolva desejo pelo produto anunciado de forma que ele procure meios para adquirir.

Um bom exemplo do uso de mídia tradicional é do tipo em que o apresentador de um programa fala a respeito do seu produto na televisão.


 

Combinação de Canais

Após a leitura a respeito dos canais você já deve ter percebido que um ou dois canais sozinhos não serão suficientes para que a comercialização dos seus cosméticos se concretize. Uma boa análise do perfil do seu público-alvo pode auxiliar na hora de selecionar os canais mais adequados. O tradicional e o digital devem andar juntos, ainda que seu público seja mais jovem ou mais velho.

E aí, quais são os canais que sua empresa utiliza atualmente? Ou se não possui canais definidos, quais pretende utilizar?


 

Equipe de Gestão da Experiência do Cliente


Tags: Canais de Venda, Canal de Vendas, Como Vender Cosméticos

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