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Marketing Sensorial - Experimentação do Produto

Olá, empreendedor! Como vai?


Na semana passada demos início a uma sequência de e-mails com conteúdos valiosos a respeito da inserção de novos produtos cosméticos no mercado. Nesta semana trazemos um novo conceito: o Marketing Sensorial.


Marketing Sensorial


“O Marketing Sensorial se baseia no estímulo dos diferentes sentidos para conquistar a atenção e o interesse dos seus clientes. Por meio dessa estratégia, cria-se a atmosfera perfeita de vendas para desenvolver uma espécie de funil trabalhado na subjetividade e personalização.” Rockcontent – Marketing Sensorial


Partindo deste ponto, dentre os 5 sentidos humanos, podemos considerar que os principais que envolvem produtos cosméticos são em ordem de prioridade: visão, olfato e tato.


Visão


A visão é dividida em duas partes

- 1ª: visualização da embalagem, marca e propaganda

- 2ª: visualização dos resultados da aplicação do produto

A visão está muito ligada a primeira percepção do usuário sobre o produto. É muito importante causar uma boa impressão. Ela permite que o usuário do produto visualize o aspecto do resultado logo após a aplicação.


Olfato


O olfato é responsável pela segunda etapa da construção da percepção do produto/marca. Ao sentir o cheiro do produto, uma série de emoções podem ser ativadas internamente no indivíduo. Isso faz com que o usuário crie um vínculo emocional com o produto, uma vez que a memória sensorial relaciona o cheiro do produto com sentimentos antigos gerados a partir de outros cheiros semelhantes ou iguais.


Tato


Por fim, o tato conclui a construção da percepção. O início da experiência com o tato é dado no manuseio por parte do indivíduo com a embalagem e rótulo, entretanto, o grande diferencial se encontra nos efeitos sensoriais causados entre o produto e a pele (ou cabelo).


Alguns aspectos notáveis:

- Espalhabilidade

- Temperatura

- Hidratabilidade

- Permeabilidade

- Etc


De forma geral, os principais benefícios do marketing sensorial são:


- Aumentar o Brand/Product Awareness* e o Share of Mind*

- Criar vínculo emocional com o consumidor

- Estimular a compra sem forçar a barra

- Fidelizar clientes


Possíveis estratégias de Marketing Sensorial


- Distribuição de Saches Monodose em lojas de cosméticos

- Envio de Sachês Monodose em conjunto com outros produtos comprados via e-commerce

- Envio de Sachês Monodose para digital influencers

- Distribuição de Sachês Monodose através de representantes

- Distribuição em feiras, ações de abertura de novos pontos de venda, hotéis, restaurantes, bares, etc


Eaí?! Gostou?

Fique atento para mais conteúdos na próxima semana.



Equipe de Gestão da Experiência do Cliente



¹Share of Mind: medida de retenção de determinada marca (de empresa, produto etc.) na memória dos consumidores ou do público em geral.

²Brand Awareness: é a consciência de marca e indica o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores.

Tags: Saches Monodose, Cosméticos, Terceirização, Saches, Terceirização de Cosméticos, Produtos Profissionais, Marketing Sensorial

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