Guilherme Ferreira

9 min. de leitura

ouvir

Como criar uma marca de cosméticos de sucesso?

Como criar uma marca de cosméticos de sucesso? A maior questão é pensar em como criar uma marca de cosméticos que faz sucesso, mas vamos te ajudar neste artigo. A indústria da beleza vive um crescimento persistente e se destaca como um dos segmentos de mercado mais promissores para as próximas décadas. Pós-globalização e com […]

Como criar uma marca de cosméticos de sucesso?

A maior questão é pensar em como criar uma marca de cosméticos que faz sucesso, mas vamos te ajudar neste artigo.

A indústria da beleza vive um crescimento persistente e se destaca como um dos segmentos de mercado mais promissores para as próximas décadas.

Pós-globalização e com o advento da internet, as indústrias de moda, cosméticos e estilo de vida testemunharam um tremendo desenvolvimento.

Marca de Cosméticos

De acordo com os dados da Euromonitor, o faturamento do mercado de beleza no Brasil cresce ano após ano, e somente  em 2019 o faturamento foi de mais de $29,62 bilhões (4º maior do mundo), um número notável que demonstra o sucesso das marcas de beleza no território nacional.

Com as crescentes tendências, o mercado oferece oportunidades substanciais para marcas de beleza emergentes ocuparem as lacunas que existem nos kits de cosméticos de diversas consumidoras.

Nos últimos anos, muitos players invadiram a indústria cosmética nacional para capitalizar sobre o potencial do mercado, tornando o local um campo de batalha competitivo.

Pensando nisso, compilamos neste guia um conjunto de dicas que o ajudará a criar uma marca de beleza de sucesso que poderá competir frente a frente com grandes marcas.

Perguntas fundamentais para iniciar a construção da sua marca de cosméticos

Para iniciar uma marca de cosméticos, ou melhorar uma marca já existente, é uma batalha árdua neste mercado ferozmente competitivo.

Este é um processo abrangente que requer trabalho duro, incluindo a criação de uma base robusta, a definição de uma estratégia de branding engenhosa e um mix de produtos competitivos.

Portanto, há toneladas de coisas que precisam ser feitas para criar sua marca.

De maneira notável, ainda existem algumas perguntas diretas que ajudam você a fornecer uma perspectiva clara sobre o futuro do seu negócio de cosméticos.

As perguntas a seguir oferecerão informações valiosas sobre o seu caminho para desenvolver uma marca influente na mídia mainstream.

Quem é você? Qual é o seu negócio?

Primeiramente, antes de tudo, quem é você e por que seus clientes deveriam se envolver com seu negócio?

Como empreendedor, você deve conhecer sua marca e o negócio que está construindo.

Por isso, você precisa ter uma ideia clara e concisa de sua marca de cosméticos e dos seus produtos.

Quem é seu concorrente e o que o torna especial?

A verdade é que você não está sozinho no mercado, e a marca que você deseja criar terá forte concorrência dos rivais.

Por isso, é importante conhecer seus oponentes e saber como você pode derrotá-los.

Dê motivos incríveis ao seu público, por exemplo:

O que você pode oferecer que o torna diferente de seus concorrentes?

Conheça a sua força e a fraqueza do seu rival, tenha uma estratégia inovadora que defina a individualidade da sua marca de cosméticos.

Visão? Missão? Valores?

Prepare um esboço detalhado dos valores, missão e visão da sua empresa.

Descreva-os sucintamente para o seu público.

Afinal os valores e a missão da sua marca unem todas as partes interessadas em um único segmento.

Além de produtos de beleza impressionantes, sua marca precisa de um toque inspirador e um propósito inovador que o diferencie da multidão.

Por exemplo, criar cosméticos ecologicamente corretos que utilizam ingredientes totalmente naturais.

Quem é seu público ideal e como você os atende?

Conhecer sua base de consumidores faz com que você ganhe metade da batalha.

Então, quando você está desenvolvendo uma marca de cosméticos, você precisa garantir que ela chame a atenção dos seus clientes ideais.

Por isso, se você está em um dilema e não tem ideia do seu público-alvo, você está atirando no escuro.

Portanto, antes de iniciar a criação do seu branding, descubra quem é seu cliente ideal e como você pode servir ao seu propósito.

Isso o ajudará imensamente na criação de uma estrutura de marca e na criação de alianças produtivas com consumidores-alvo.

Criando a identidade da sua marca de cosméticos

Após responder as perguntas acima, você terá uma noção detalhada da missão, dos valores, das especialidades e do cliente ideal da sua marca de cosméticos.

Agora a próxima fase é construir uma identidade exclusiva, combinando os diversos elementos de construção de uma marca.

Pensando nisso vamos nos aprofundar para compreender os elementos de branding e como seu desenvolvimento criará uma marca de cosméticos de sucesso:

1. Logo

A logo é a marca visual que representa a cara do seu negócio.

Um logotipo é a alma de uma marca e cria um significado tangível, descrevendo seu propósito de maneira simples e fácil de compreender.

Então, crie um logo criativo que chame a atenção do público com apenas um olhar.

2. Tipografia

O uso de fontes tipográficas atraentes e perfeitamente posicionadas com a essência da marca pode criar uma sensação de leveza, elegância ou luxo na mente dos consumidores.

A tipografia também retrata uma forte impressão na psique do público e invoca sentimentos.

O estilo da fonte deve ser decorativo para a marca de cosméticos, significando a serenidade do charme materialista, especialmente do ponto de vista feminino.

3. Paleta de cores

Cor é um componente vital da marca. Esta é a alma da satisfação estética e cultiva pensamentos instintivos, emoções, recriações e sentimentos do seu público.

A cor tem uma forte associação com as emoções humanas na vida cotidiana.

Veja as sensações que algumas cores trazem:

  • Branco denota paz;
  • O verde incorpora a natureza;
  • O roxo é para elegância;
  • Marrom indica beleza ou solidez.

4. Voz da marca

A regra básica do branding é dizer o que seu público quer ouvir.

Por isso, ter uma voz de marca poderosa que garante consistência com a experiência e percepção do cliente vai alavancar o seu negócio de beleza para uma nova escala.

Na indústria cosmética, uma voz de marca cativante que estimula a beleza feminina ajudará você a criar uma identidade de marca única.

5. Presença online

Nesta era digital, o público adora interagir com as marcas online, permitindo uma sensação de liberdade e comodidade para ambas as partes.

Dessa forma ter uma alta presença digital  aumenta seu alcance e oferece uma experiência imersiva.

Portanto, crie um site, aumente a presença nas redes sociais e comunique-se com seu público por meio de e-mails ou newsletters.

Certifique-se de que sua existência digital reflita a impressão única de sua marca de cosméticos.

6. Elementos adicionais

Os elementos de uma marca incluem todos os canais de comunicação da empresa com o público-alvo, incluindo o slogan, posicionamento da marca, tom, elementos gráficos, design da embalagem, cartões de visita e muito mais.

Todos esses componentes devem retratar a essência da sua marca em um único tom com o objetivo de cultivar uma resposta positiva do seu público.

Dessa forma entendemos que a criação de uma marca de cosméticos integrada fornece impulso ao seu propósito e chama a atenção do seu cliente ideal.

Consistência, Criatividade e Comunicação.

Com a alta competitividade da indústria cosmética que está evoluindo com o tempo e abrindo espaço para novas oportunidades.

No mundo de hoje, o sucesso de uma marca de cosméticos baseia-se principalmente em três pilares:

Criatividade

A criatividade é o combustível da prosperidade.

Utilizando a introdução de produtos inovadores ou a prática de ações de marketing criativas atrai clientes em potencial.

Consistência

Manter um envolvimento consistente com o público cultiva a fidelidade e cria para a sua marca um senso de confiança.

Portanto, mantenha a constância nos pontos de contato da marca, design e embalagem.

Comunicação

Quando falamos de comunicação é preciso entender que é a forma como você se comunica com os seus clientes.

A comunicação eficaz influencia o público a ter uma interação positiva com a sua marca e assim se tornarem clientes fiéis.

Portanto, é importante contar a história e o valor da sua marca de forma clara e concisa.

Promova, promova, promova

Nunca pare de promover seus produtos.

Sempre tenha algo acontecendo: uma venda, um cupom de desconto ou uma amostra gratuita.

Comunique isso aos seus clientes através das redes sociais (e outros canais da sua preferência) e torne-se o evangelista da sua marca.

Os clientes no setor de beleza são alguns dos clientes mais leais que você encontrará, mas também são os mais inconstantes.

Eles podem estar utilizando seus produtos por meses a fio com um sorriso no rosto, mas uma experiência ruim pode levá-los aos braços de seu concorrente.

Por isso. busque também conquistar a fidelidade dos seus clientes por meio de brindes, cupons e descontos especiais. Mas acima de tudo, recompense-os com atenção.

Conheça-os como pessoas.

Proteja a reputação da sua marca

Nada pode afundar sua marca mais rápido do que uma má reputação.

O perigo pode vir de qualquer lugar, um funcionário mal-educado, uma embalagem defeituosa, alguma alergia inesperada em algum cliente ou, até mesmo, um problema que pode nem ser sua culpa.

Depois que o dano estiver feito, você terá que fazer um gerenciamento de crise astuto para manter seus clientes satisfeitos e ser o mais solicito possível quanto ao problema enfrentado pelos seus consumidores.

E acima de tudo, preste atenção ao que está sendo dito, afinal é difícil proteger sua reputação quando você não sabe qual é essa reputação.

Por fim, espero que você ache todas as dicas que separamos neste artigo úteis.

Como enfatizamos ao longo do conteúdo, o setor de cosméticos é altamente competitivo.

Por isso, se você deseja que sua marca prospere, precisará se dedicar intensamente todos os dias.

Uma forma de você criar uma nova marca de sucesso ou elevar a sua marca para um alto nível de excelência, é contar com a COSMEFAR que possui um time de profissionais capacitados para auxiliar em todo seu processo de criação, produção e entrega da sua linha de cosméticos, fale agora com o nosso time.

© 2022 Cosmefar cosmetologia inteligente

Desenvolivido por GF capital

Falar com um consultor