Guilherme

9 min. de leitura

ouvir

Embalagens de cosméticos: Sachês são uma boa opção?

Embalagens de cosméticos: Sachês são uma boa opção? As embalagens que você escolhe podem ser o diferencial positivo ou o fator que prejudica a venda dos seus produtos. Por isso encontrar a solução certa depende de muitos fatores, por exemplo: como e onde eles serão vendidos, como serão consumidos e como eles precisam ser armazenados. […]

Embalagens de cosméticos: Sachês são uma boa opção?

As embalagens que você escolhe podem ser o diferencial positivo ou o fator que prejudica a venda dos seus produtos.

Por isso encontrar a solução certa depende de muitos fatores, por exemplo: como e onde eles serão vendidos, como serão consumidos e como eles precisam ser armazenados.

Pensando assim, se existe uma embalagem que todos conhecem, é o sachê.

E não é à toa, já que a maioria das marcas de beleza e cosméticos são conhecidas por distribuir amostras individuais de óleos, maquiagens e cremes neste formato.

Embalagens de Cosméticos

Mas, o que torna essa opção tão eficaz e interessante para o cliente?

Responderemos a esta e outras questões a seguir.

Por isso não deixe de acompanhar este artigo até o fim para entender quais são os benefícios dos sachês, além de que você deve considerar ao escolher uma embalagem em sachê para seus produtos cosméticos.

Vantagens do sachê individual para o cliente

Em nossa atualidade, é uma prática comum na indústria dos cosméticos distribuir sachês individuais como tática promocional.

Por isso muitas marcas escolhem esse formato exatamente pela facilidade de uso, além de outros benefícios, como o pequeno espaço que os sachês ocupam.

Pensando no fato do seu cliente poder levar o seu produto com ele onde quer que vá, isso transforma a sua marca em um companheiro confiável.

Com isso é possível testar um novo hidratante facial ou perfume de forma simples quando o cliente recebe a quantidade perfeita de produto para apenas um uso experimental.

De certa forma os produtos de dose única aumentam a probabilidade de fazer uma venda caso o cliente goste do produto.

Além disso, o formato flexível dos sachês os torna ideais para se adaptar a qualquer circunstância.

Benefícios do uso de sachês para as empresas

Os métodos tradicionais de embalagem de produtos cosméticos estão sendo rapidamente abandonados pelos sachês de cosméticos, mas por que fabricantes e fornecedores optam por sachês em vez de frascos e embalagens de tubos?

Reunimos a seguir uma lista com alguns dos principais benefícios do uso de embalagens de sachês a partir da perspectiva das marcas.

Estas são apenas algumas razões pelas quais vale a pena considerar o uso de embalagens em sachê para cosméticos líquidos, cremes, géis, óleos, entre outros.

Preços acessíveis

Os sachês são muito mais econômicos do que os métodos tradicionais de embalagem de produtos cosméticos. Isso se deve a alguns motivos.

Primeiramente, o custo do material dos sachês é muito menor do que o de garrafas e tubos de plástico.

Além disso, os sachês também ocupam muito menos espaço e pesam menos, o que significa menores custos de transporte e armazenamento para o fabricante e o estoquista.

Customizável

É muito fácil imprimir diretamente em sachês.

Isso permite que você personalize seu produto para refletir a identidade da sua marca.

Com a moderna tecnologia de impressão, você pode produzir designs verdadeiramente únicos com sua embalagem.

Dessa forma ao personalizar o design do seu sachê, você pode reforçar a identidade e o reconhecimento da sua marca.

Ecológico

De forma completa poucos produtos da indústria cosmética são recicláveis, embora essa ainda seja uma preocupação que as empresas estão tentando resolver.

Realizar a mudança para sachês e deixar a sua embalagem pode reduzir o impacto ambiental geral de sua empresa e produto.

Transporte e Armazenamento

Como já destacamos, devido à redução geral de tamanho e peso, os custos associados ao transporte e armazenamento do produto são reduzidos.

O que considerar ao escolher uma embalagem?

Você não deve pensar apenas no design, ou as informações de composição, que você precisa ter em mente ao escolher uma embalagem para seus produtos cosméticos.

Existem muitos outros aspectos que devem ser considerados, sendo alguns dos mais importantes:

Quais são os seus produtos

A imagem é importante, e é por isso que a indústria de beleza e cosmético é tão popular.

Em razão disso o seu marketing e marca o ajudarão a se destacar da multidão, além de lhe dar a oportunidade de retratar sua visão para o produto.

Por sua vez a embalagem deve permitir total flexibilidade sobre a aparência do produto e ajudar a complementar o produto em vez de restringir suas visões criativas.

Consequentemente ao escolher um tipo de embalagem que lhe dê total liberdade sobre os materiais, impressão, forma e sensação ajudará você a criar a combinação certa para o seu produto.

Onde seus cosméticos serão vendidos

Saber como e onde seus produtos são vendidos são fatores que precisam ser considerados ao analisar antes de embalar seus cosméticos.

Pois, se forem vendidos a varejistas e colocados em estantes, eles precisarão ficar na vertical ou apresentarão alças perfuradas para facilitar a exibição nas lojas?

Mas se você planeja vender seus produtos apenas online, reduzir a quantidade de espaço que eles precisam em um depósito pode ser mais importante.

Pensando nisso você também deve considerar o seu consumidor, eles vão querer um item volumoso guardado no banheiro ou no quarto?

Transporte e armazenamento de embalagens

Tornar seus produtos de beleza fáceis de armazenar e baratos de transportar ajudará no gerenciamento de seu estoque.

Por isso, se você estiver vendendo seus produtos de beleza no atacado para varejistas, também precisará pensar em como embalá-los em recipientes maiores e de que forma isso se encaixa na embalagem selecionada.

Sendo assim quanto menor o peso e mais espaço você economizar, mais eficiente será o seu processo de transporte e armazenamento.

Portanto usar uma opção de embalagem mais flexível pode ajudá-lo a reduzir a pressão sobre os recursos necessários durante o processo de transporte, o que economizará custos e trará também benefícios ambientais.

Sustentabilidade e o impacto ambiental

A sustentabilidade ou ecologia do seu produto deve ser considerada desde o design inicial até a embalagem final.

Ao optar por embalagens sustentáveis, você pode tornar mais fácil para seus clientes tomar as ações corretas ao descartar e reciclar seus produtos após o uso.

Isso demonstra aos seus clientes que você está considerando o impacto que seu produto tem, o que pode lhe dar uma vantagem competitiva e reduzir o efeito negativo no meio ambiente.

Como seu produto de beleza é consumido

Você pode encontrar a solução de embalagem mais bonita, fácil de transportar e armazenar, além de ter um impacto mínimo no meio ambiente, mas se não for adequada para a forma como os consumidores usarão seu produto, não funcionará.

Alguns recursos de embalagem são mais adequados para produtos cosméticos do que outros, como aberturas resseláveis, entalhes de rasgo ou materiais como alumínio para manter o conteúdo do produto fresco.

Outras necessidades de embalagem

Quando falamos de embalagens pode ser necessário considerar mais de um tipo de embalagem.

Por exemplo, seu produto de beleza fará parte de um conjunto de presentes, terá uma versão menor para viagem ou estará disponível como amostra em um sachê menor?

Mas se você está vendendo mercadorias para determinados varejistas, eles também podem ter requisitos de como seu produto é embalado para se adequar ao design da loja.

Um bom exemplo disso são as máscaras faciais de beleza que geralmente incluem alças perfuradas, como citamos anteriormente, para pendurar nas grades na área de caixa.

Por isso, você deve considerar todas as maneiras de distribuir seus produtos e, em seguida, encontrar a melhor opção de embalagem para cada um.

Embalagem cosmética multicamada

Você pode precisar de mais de uma solução de embalagem para seu produto.

Pode ser qualquer embalagem externa, como a caixa que é enviada aos clientes, a embalagem interna que é usada para abrigar um ou vários volumes do produto real e, finalmente, a embalagem onde o conteúdo do produto é armazenado.

A parte mais importante da embalagem será aquela que abriga seu produto real, portanto, concentre seu tempo e recursos nessa área até que esteja pronto para considerar suas opções mais amplas.

Tipo de produto cosmético

É importante destacar mais uma vez que diferentes tipos de produtos precisam ser armazenados, apresentados e consumidos de maneiras diferentes.

De certa forma isso demonstra que não existe uma solução de embalagem única para toda a indústria de beleza e cosméticos.

Mas que existem diferentes tipos de embalagens que são mais adequadas a alguns produtos do que a outros.

Trabalhando com uma empresa especializada em cosméticos

Compreender todas as decisões que você precisa tomar em relação à embalagem de seu produto cosmético pode ser assustador, especialmente se seu foco for desenvolvimento de produto, marca, marketing ou outras áreas de negócios.

É por isso que você deve contar com a ajuda da COSMEFAR, uma empresa com experiência em lidar com produtos cosméticos.

Nos entendemos que algumas das decisões que você precisará tomar ao longo do caminho e vamos te aconselhar sobre os benefícios ou implicações das escolhas que você pode fazer.

Portanto, em caso de dúvida, não deixe de buscar o nosso suporte para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido em sua mente enquanto lia este artigo.

© 2024 Cosmefar cosmetologia inteligente

Desenvolivido por GF capital

Falar com um consultor