Guilherme Ferreira

9 min. de leitura

ouvir

Marketing sensorial: Ative os sentidos através do seu produto

Marketing sensorial: Ative os sentidos através do seu produto Marketing sensorial é uma forma de alcançar os seus consumidores através das sensações que a sua marca transmite. Do início ao fim do nosso dia, somos bombardeados por campanhas de marketing. Nos dizendo : O que comer, o que vestir e o que assistir. Mas muitos […]

Marketing sensorial: Ative os sentidos através do seu produto

Marketing sensorial é uma forma de alcançar os seus consumidores através das sensações que a sua marca transmite.

Do início ao fim do nosso dia, somos bombardeados por campanhas de marketing.

Nos dizendo : O que comer, o que vestir e o que assistir.

Mas muitos de nós, na verdade, ignoram a maior parte das campanhas de marketing as quais somos expostos.

Desta forma, para que uma campanha de marketing seja realmente efetiva é preciso criar conexões emocionais e pessoais com o público consumidor.

Portanto, a utilização do marketing sensorial é uma tendência crescente ou seja, você deve usar os sentidos para criar uma experiência mais profunda.

Marketing Sensorial

O marketing sensorial envolve os cinco sentidos físicos de um consumidor: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Neste artigo, traremos a definição de marketing sensorial, veremos alguns exemplos de campanhas bem-sucedidas de grandes marcas e discutiremos como aplicar o conceito em seus produtos.

Como e por que o marketing sensorial funciona?

O marketing sensorial, também conhecido como branding sensorial, utiliza os cinco sentidos para atingir os consumidores de forma mais emocional.

Dessa forma, tomamos decisões com base em sensações corporais, mesmo sem perceber conscientemente.

A percepção do consumidor sobre uma marca se desenvolve ao longo do tempo.

Uma marca é a soma de todas as interações que uma pessoa tem com ela: os anúncios que veem, o conteúdo que consomem e sua experiência de compra.

Por isso, a teoria da cognição incorporada sugere que nosso comportamento de tomada de decisão como seres humanos não é baseado no processamento racional de dados, mas nas emoções que sentimos.

De modo geral, quanto mais contato sensorial houver, mais traços memoráveis uma marca deixará na mente dos seus consumidores.

Táticas e estratégias de marketing sensorial

Se você navegar pelas últimas pesquisas de marketing sensorial, aprenderá que essa estratégia tem tudo a ver com a criação de conexões íntimas com seu público.

Pensando assim, as estratégias clássicas de marketing de massa raramente podem produzir o mesmo impacto, pois trabalham com a suposição de que as pessoas se comportarão logicamente quando confrontadas com escolhas de compra.

A ciência do marketing sensorial sugere que as pessoas, como consumidores, ajam de acordo com seus impulsos emocionais, com mais frequência do que o raciocínio objetivo.

No passado, as conversas com os clientes eram apenas “monólogos” onde as empresas conversavam com seu público-alvo.

Agora, os consumidores exigem mais uma conversa de mão dupla, e isso significa que sua empresa precisa abraçar o potencial do marketing sensorial.

Mas, como você pode implementar sua própria estratégia utilizando o marketing sensorial?

Comece com sua marca e público-alvo

Em qualquer plano de marketing, é importante começar com uma boa compreensão da sua marca e do seu público.

Por exemplo, quando você estiver olhando para os seus produtos, pergunte-se quais são as principais características da personalidade de sua marca e como você pode transmiti-las em elementos sensoriais.

Após saber o tipo de impacto que você está tentando causar, pense nas experiências sensoriais às quais seu público responderá melhor.

Qual a cultura do seu público-alvo, sua idade, antecedentes e até mesmo seu gênero podem afetar a forma como certos elementos sensoriais refletem neles.

Trabalhe com especialistas em design

Comece a trabalhar com um dos sentidos mais usados ​​no mundo do marketing sensorial que é a visão, mas isso não significa que você deve tomá-la como garantia.

Pensando nisso entendemos que nenhuma parte do design da sua marca deve ser deixada ao acaso, desde as cores do seu logotipo até as fotografias que você usa em suas estratégias de marketing.

Por isso, a maioria das empresas já sabe que sua escolha de cor pode ter um impacto significativo na maneira como as campanhas de comunicação afetam os compradores.

No entanto, você sabia que usar pessoas atraentes em seus anúncios também pode melhorar o engajamento do público? A simetria nas características faciais faz com que as pessoas prestem atenção às suas mensagens de marketing por mais tempo.

Encontre seu som

A imagem e o som se combinam para compor 99% de todas as informações apresentadas às pessoas por meio de seus esforços de publicidade.

Desde a invenção da televisão e do rádio, o som tem sido uma presença consistente nas estratégias de marketing de massa.

E você provavelmente já pensou em alguns sons famosos apenas ao ler isso, certo?

De acordo com a Harvard Business Review  o “Intel Bong”, som característico da marca de chips para computadores, seja reproduzido a cada cinco minutos em algum lugar do mundo.

Dessa forma entendemos que a chave para usar o som nas táticas de marketing sensorial é descobrir quais sons funcionam melhor com seus produtos.

Envolva o sistema límbico

Embora existam muitos sentidos para se conectar por meio do marketing sensorial, é seguro dizer que o olfato é o sentido mais provável de estar ligado à emoção.

Ao longo dos anos, a indústria de perfumes de consumo se transformou em um negócio de bilhões de dólares.

Por isso, desde o cheiro de sua embalagem até os produtos de limpeza que você usa em sua loja, pode afetar suas conexões com os clientes.

Apenas certifique-se de que quaisquer aromas que você use em sua pesquisa de marketing sensorial não sejam muito invasivos. Cheiros bons podem acabar repelindo seu público quando usado incorretamente.

Não subestime as experiências offline

Por fim, se você quiser aproveitar o marketing sensorial, lembre-se de que a publicidade não precisa ser “digital” para ser eficaz.

Muitas empresas encontraram novas maneiras de se conectar com seu público-alvo por meio de sites, campanhas em redes sociais e muito mais.

No entanto, a verdade é que muitos compradores ainda apreciam as experiências presenciais que podem ter com as marcas que consomem. Por isso, grande parte dos consumidores desejam tocar e sentir os produtos que vão comprar antes de comprá-los.

Ao realizar pelo menos algumas de suas ações de marketing offline, como em eventos e exposições de produtos, você pode criar experiências multissensoriais completas para seu público que melhoram o alcance e a conscientização da sua marca.

3 cases de sucesso de marketing sensorial para se inspirar

#1. Sephora

A Sephora busca vários sentidos especificamente, olfato e visão.

A marca tem perfume único, refrescante e sutil usado por todos os consultores que também é pulverizado em suas lojas e em outros elementos durante os serviços.

Esse cheiro específico é aquele que você só sentirá ao entrar em uma das lojas. Além disso, a marca exige que todos os consultores usem o uniforme na cor e no padrão que corresponde à designação recebida.

Esses elementos adicionam uma experiência profissional, sofisticada e consistente para os clientes que compõem o público-alvo da Sephora e as Marcas que ela representa.

#2. Apple

A Apple explora vários sentidos ao mesmo tempo com sua marca.

Suas lojas, por exemplo, são todas brancas, minimalistas e limpas, isso dá aos clientes a sensação de uma empresa de tecnologia moderna, elegante e de ponta.

Sua embalagem proporciona a mesma sensação através de um visual semelhante. Além da visão e do toque, a Apple alcança seus clientes por meio do som.

Por exemplo, quando uma das centenas de milhões de usuários de iPhone vai bloquear seu smartphone, todos os dispositivos fazem o mesmo barulho memorável.

Este som é universal entre todos os iPhones, e isso proporciona uma sensação de consistência e familiaridade.

#3. Starbucks

O aroma de café fresco em todas as lojas Starbucks é conhecido por ser forte, isso porque cada loja é obrigada a moer seus grãos de café exclusivos. Isso permite que o aroma do café flutue pela loja e impacte os clientes quando eles passam pela porta.

O Starbucks garante que o aroma seja potente em suas lojas para provocar uma reação sensorial nos clientes. A empresa faz isso mesmo que tenha descoberto que seria mais econômico moer, embalar os grãos e enviá-los para lojas individualmente.

Isso também permitiria aos baristas mais tempo para se concentrar em outras tarefas.

No entanto, o Starbucks sabe que suas lojas não teriam mais o mesmo aroma se fizessem essa mudança.

Em razão disso, eles optam pelo aroma memorável, calmante e consistente que seus grãos de café fornecem aos clientes em lojas em todo o mundo para ajudar a aumentar a fidelidade e suas vendas.

#4. MAC

A MAC foca em vários sentidos de formas bem especificas.

Desde o atendimento individualizado por seus consultores que se apresentam devidamente maquiados com os produtos da marca, lembrando que cada consultor em suas lojas são maquiadores treinados pela própria marca.

A MAC vai além do atendimento, os consultores são instruídos a maquiarem suas clientes com seus produtos, promovendo uma experiência única, atingindo de forma abrangente os sentidos do tato, olfato e a visão no qual a cliente já percebe o resultado do produto já dentro da loja.

Todas essas sensações traz um sentimento de compromisso da marca com o cliente e do cliente com a marca, ajudando diretamente no processo de compra e fidelização pela experiência.

Abraçando a ciência do marketing sensorial

Embora as ferramentas sensoriais comuns como visual, cheiro e áudio sejam usadas no marketing moderno, é uma boa ideia pensar em toda a experiência sensorial do cliente no momento em que ele consume o seu produto.

Por isso, faça algumas pesquisas básicas de marketing sensorial com sua equipe para ver como você pode atrair vários sentidos de seus clientes.

Pergunte a si mesmo e à sua equipe se existem maneiras diferentes de combinar diferentes sentidos em seus planos de marketing.

Utilizar o marketing sensorial é uma ótima maneira de inovar em seu campo e se destacar de seus concorrentes.

O marketing sensorial que apela aos cinco sentidos, e a COSMEFAR ajudará sua marca a se tornar única. O que de certa forma ampliará seu alcance e potencialmente fará com que mais pessoas falem e comprem com você.

Fale agora com um de nossos especialistas e veja como a COSMEFAR pode levar a sua Marca ser marcante e necessária para seus clientes.

© 2022 Cosmefar cosmetologia inteligente

Desenvolivido por GF capital

Falar com um consultor