Guilherme

5 min. de leitura

ouvir

Quanto custa lançar uma marca de cosméticos terceirizada

A pergunta mais feita é quanto custa para terceirizar uma marca própria, mas a resposta passa por algumas etapas

Lançar uma marca de cosméticos têm muitos custos, não apenas da formulação do produto em si, mas de tudo o que engloba a fabricação do mesmo. Sem falar em quantidades, peso, matérias primas, ativos… como já falamos nesse artigo 

O mundo dos cosméticos é uma esteira com muitas paradas, portanto é mais fácil entender quanto de dinheiro você tem disponível para investir no projeto do que pensar em um preço mínimo geral, já que cada produto é um produto.   

Nesse artigo, vamos te ajudar a entender cada variável e como você pode calcular seus custos.   

Primeiro passo  

Para começar é preciso saber o principal: o público.  

Afinal, é a partir daqui que você vai saber quais ativos usar, quais os tamanhos dos produtos, como posicionar sua marca e principalmente por quanto seus produtos vão poder ser vendidos. Isso vai influenciar diretamente no quanto você vai conseguir investir em sua formulação.  

Por exemplo, se a sua marca vai se especializar em produtos para cabelos que serão vendidos para salões de cabeleireiros o tamanho das embalagens precisa ser grande e não de 250 ml ou 500 ml como são vendidos para uso em casa. Se esses produtos serão vendidos por um preço mais baixo, provavelmente você não vai conseguir investir em ativos de alta tecnologia que são muito mais caros.   

A partir desse norte, você vai conseguir pensar em outros pontos, como os produtos, embalagens, matérias primas, personalização dos produtos…  

 Produto  

Para que seu produto tome forma e faça o que foi feito para fazer é necessária uma mistura de: base, ativos, essência e corante.   

Aqui a seleção de cada um desses itens interferirá diretamente no custo. Lembrando que o laboratório vai informar quais bases e ativos são ideais para que a sua fórmula funcione.  Nessa etapa, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da indústria (PeD) junto ao seu consultor de vendas te guiarão na precificação e seleção dos melhores insumos. É dessa forma que fazemos aqui na Cosmefar. 

Além disso, é preciso estar antenado nas tendências de produtos e no comportamento de compra do seu consumidor para que seus produtos não fiquem nas prateleiras. 

 Embalagens  

Pode parecer óbvio, mas as embalagens devem fazer parte tanto do custo inicial para o lançamento da sua marca, quanto da preço final. E por embalagem, deve se colocar na conta: tampas, impressões, acabamentos, modelos de embalagem…   

Além disso, a qualidade e a quantidade de itens comprados impactam diretamente no custo pela unidade de cada um. Comprando em quantidades maiores, o custo pela unidade diminui, possibilitando assim que seu produto tenha um custo de produção menor.  

Dessa forma é necessário procurar por bons fornecedores e fazer pesquisas e negociações para achar o melhor preço.  

 Logotipo, Design de Rótulos e Caixas  

Essa parte também se refere à mensagem que a sua marca quer passar. A identidade visual é muito importante no processo de criação de marca, principalmente quando se trata de cosméticos que estão diretamente ligados à beleza. Portanto, seu produto precisa ter uma boa aparência, de forma que siga seu posicionamento de marca e nicho de mercado.   

 O custo do design destes itens pode variar conforme a habilidade do designer ou empresa contratada e da quantidade de itens desenvolvidos. Mais variáveis, eu sei. Pode ser um pouco desanimador, mas é nesse trabalho inicial que a sua marca toma forma e cresce.   

 Regulatório e Registro de Marca  

Essa etapa e mais técnica, mas é extremamente necessária para regularização do seu produto e de sua marca, é aqui que o seu produto será testado para testes da Anvisa.   

Até o produto ficar pronto e aprovado ele passa por muitas etapas e isso requer tempo. Tempo também deve ser contabilizado como uma grandeza de custo.  

 A parte de regulatório deve ser realizada pela indústria que terceiriza, enquanto o registro da marca pode ser feito por sua conta.   

O produto está pronto, e agora?   

 Não, os seus gastos não acabaram. Falta a parte do lançamento, marketing e vendas. E esses custos também dependem. Dependem se você vai contratar pessoas para fazer, se vai fazer por sua conta, quantos veículos vai usar para fazer marketing, como vai ser seu lançamento. Sua estratégia define o custo.   

 Mas e o investimento mínimo?   

Depois de tudo isso, você já percebeu que é impossível darmos um valor mínimo geral para todos os projetos possíveis. Cada projeto é um projeto, portanto o investimento mínimo é o dinheiro que você pode gastar.   

Algumas indústrias se apoiam em tabelas de valores com fórmulas e embalagens pré-definidas, limitando assim a personalização do seu produto. Ao optar por essa forma de cotação você estará arriscando sua marca a ser apenas mais uma no mercado, já que não haverá diferencial e as características serão iguais às dos concorrentes.  

No caso da Cosmefar, a maior parte dos produtos são personalizados de acordo com as necessidades comerciais de nossos clientes de forma que você obtenha suporte técnico e comercial do início ao fim do seu projeto. Não é possível fazer uma marca de cosméticos com mil reais. Portanto,  sempre orientamos que se invista o máximo possível para que os custos gerais sejam diminuídos, como compra de embalagens e impressões em grande quantidade.   

Além disso, faça um projeto com escopo bem definido. Quantos produtos você quer, quantos consegue fazer com o dinheiro que tem para investir? Qual o diferencial do seu produto?   

Para todas essas variáveis temos nossos especialistas prontos e treinados para te ajudar. Clique aqui e inicie o seu projeto.

© 2024 Cosmefar cosmetologia inteligente

Desenvolivido por GF capital

Falar com um consultor