Guilherme Ferreira

10 min. de leitura

ouvir

Tendências: Marcas transparentes dominam o mercado de cosméticos

Tendências: Marcas transparentes dominam o mercado de cosméticos O mundo dos cosméticos está sempre em constante mudança e você deve estar atendo as tendências que prometem mudar os resultados da sua marca. Enquanto algumas indústrias ainda estão se recuperando dos impactos da pandemia, o mercado de cosméticos já está renovando a forma como definimos, adquirimos […]

Tendências: Marcas transparentes dominam o mercado de cosméticos

O mundo dos cosméticos está sempre em constante mudança e você deve estar atendo as tendências que prometem mudar os resultados da sua marca.

Enquanto algumas indústrias ainda estão se recuperando dos impactos da pandemia, o mercado de cosméticos já está renovando a forma como definimos, adquirimos e compramos produtos de beleza.

A incerteza continuará a ser sentida em todo o setor, mas a transparência se tornou o antídoto à medida que as marcas reformulam seu relacionamento com os seus clientes. Consumidores experientes buscarão marcas que defendam a diversidade, a sustentabilidade e a utilidade.

Tendências

Além disso, há muitas outras tendências atuais que terão um enorme impacto no entendimento da beleza e dos cosméticos no futuro. Isso permitirá compreender melhor a direção em que a indústria global está se movendo.

Aqui estão as principais tendências que devem dominar o mercado nos próximos anos.

Tendências para Diversidade e inclusão

Os consumidores anseiam por produtos e experiências específicas para suas necessidades. Linhas de produtos que ficam aquém da definição de beleza em expansão deixarão as marcas lutando para se conectar com seus consumidores.

A definição de diversidade e inclusão está se ampliando à medida que rostos, idades, gêneros e corpos mais diversos enfeitam as campanhas de beleza. Os vídeos em alta nas redes sociais, por exemplo, celebram a textura da pele ao mostrar pessoas com uma aparência real.

As marcas estão respondendo afastando-se do marketing que exala juventude e é “impecável” para adotar uma abordagem com rostos “saudáveis” que melhor representam o crescente espectro da beleza.

Além disso, as marcas estão promovendo ainda mais a diversidade e a inclusão usando princípios de usabilidade universal no design de seus produtos.

A beleza ainda é praticamente inacessível para pessoas com deficiência: cosméticos que não possuem adesivos em braile ou texturizados, bonés sem botões ou alças e muito mais.

Marcas que tornam a beleza mais acessível se tornarão pioneiras neste valioso espaço e expandirão ainda mais o mercado de seus produtos.

Tendência para Produtos sustentáveis

A sustentabilidade agora é o padrão da indústria, pois os consumidores pesam o impacto ambiental antes de comprar um produto. Um exemplo: produtos sem água.

A água é a base de muitos produtos, pois é barata e, portanto, maximiza a lucratividade – apesar do fato de a água ser um recurso finito. Em vez disso, as marcas agora estão escolhendo bases alternativas que são produzidas ou colhidas de forma mais sustentável.

Além disso, os biossintéticos estão ganhando força à medida que os consumidores mais experientes percebem que os sintéticos não são ingredientes “ruins”. “Orgânico” ou “cru” não significa “sustentável”.

As versões produzidas em laboratório são mais sustentáveis ​​porque consomem menos recursos – elas são mais consistentes porque as condições são mais bem controladas.

Na verdade, ingredientes como vitamina C e óleo de rosa são produzidos de forma mais sustentável quando biossintéticos. As marcas podem atender a essas crescentes demandas por padrões e tendências de sustentabilidade explorando o mercado de ingredientes inovadores.

Embalagens igualmente sustentáveis

O impacto ambiental importa tanto quanto a eficácia de um produto para os consumidores agora. Eles querem ver as marcas se desfazerem dos plásticos de uso único e projetarem cuidadosamente os resíduos dos seus produtos.

Os bioplásticos estão substituindo o tubo de plástico padrão porque sua fabricação requer menos água e combustíveis fósseis. Por exemplo, um tubo de cana-de-açúcar é feito de uma bio-resina que usa resíduos de cana-de-açúcar e imita um tubo de polietileno.

Programas de reciclagem para “vazios” enviados pelo correio facilitam a reciclagem correta.

Os consumidores podem se sentir confiantes de que suas embalagens são realmente recicladas e os fabricantes podem reciclar mais facilmente materiais conhecidos. Algumas marcas ainda oferecem recompensas como créditos e descontos pela participação.

As opções recarregáveis ​​reduzem o plástico de uso único ao projetar uma peça ou cápsula menor que pode ser removida e substituída. Limitar o desperdício a uma parte removível também alivia os consumidores de reciclar corretamente todo o sistema de embalagem de um produto.

Cabelo natural

No passado, as pessoas costumavam gastar muito dinheiro para obter penteados diferentes e aumentar artificialmente seus cabelos naturais. No entanto, veremos uma diminuição nessa tendência à medida que menos manutenção e mais naturalidade se tornaram a nova norma.

Da mesma forma, as pessoas também estão muito mais abertas em se abraçar como são, e isso vai mudar o futuro da beleza e cosméticos daqui para frente. Veremos mais e mais pessoas adotarem seus cabelos naturais e ficarem longe de processos de alisamento.

Além disso, os clientes também estão preocupados com a perda de cabelo e danos causados por produtos químicos. É por isso que veremos muitas pessoas adotarem a secagem natural e a textura original de seus cabelos como novo padrão.

A tendência é um aumento na procura por xampus orgânicos e naturais para a rotina diária de cuidados com o cabelo. Portanto, veremos as pessoas adotando sua textura natural e cabelos naturais com mais frequência.

Produtos antibacterianos para cabelos

Podemos não sentir ou ver, mas nossos dedos abrigam uma série de bactérias.

Além disso, também existem colônias de vírus que vivem em nossa pele. Da mesma forma, em média, uma pessoa toca o cabelo mais de 40 vezes por dia.

Podemos não ver, mas há uma troca de bactérias e vírus entre o cabelo e os dedos. Isso afeta negativamente a saúde do seu cabelo. É por isso que cientistas e profissionais vêm tentando desenvolver soluções inovadoras para resolver este problema.

Muitas empresas de beleza diferentes já estão trabalhando na criação de produtos capilares antibacterianos que sejam seguros para os clientes, como sprays de limpeza, shampoos antibacterianos e hidratantes antibacterianos.

Espera-se que esses itens lutem contra qualquer bactéria ou vírus e ofereçam agentes desinfetantes antimicrobianos que oferecerão proteção máxima para o cabelo ao longo do dia.

A ascensão dos tratamentos faciais

À medida que o mundo inteiro mudou a atenção lentamente para videochamadas e reuniões online para tarefas diárias nos últimos anos, muitas pessoas ficaram preocupadas com seus rostos em reuniões virtuais.

É por isso que cirurgiões de pele e especialistas em dermatologia viram um imenso aumento no número de clientes que queriam aprender mais sobre os diferentes procedimentos cosméticos para solucionar problemas estéticos faciais.

O número de pessoas que investigaram diferentes procedimentos para tratamentos da área dos olhos foi maior do que nunca. Espera-se que essa tendência continue, e os consumidores busquem por produtos cosméticos para ficarem mais bonitos em videochamadas e salas de bate-papo virtuais.

Comportamento do consumidor

As rotinas de compras e autocuidado simplificadas e personalizadas ocuparam o centro das atenções nos últimos anos. O surgimento da IA ​​e outras tecnologias estão transformando as compras em uma experiência de varejo virtual perfeita.

Aqui, os consumidores experimentam tons e estilos ou recebem recomendações de produtos a partir da câmera frontal do seu telefone. Algumas marcas estão aproveitando a tecnologia para desenvolver produtos personalizados, como sistemas e bases para cuidados com os cabelos.

É uma nova maneira de interagir com marcas que os consumidores conhecem, bem como descobrir novas opções. As provas virtuais também diminuem o desperdício, reduzindo a amostragem de produtos na loja e as emissões relacionadas ao envio de devoluções e trocas.

Esses espaços virtuais oferecem a experiência personalizada e os produtos que os consumidores procuram, mas não são possíveis em espaços físicos de varejo.

As “prateleiras” outrora populares com um mar de produtos são coisa do passado. Os consumidores anseiam por rotinas minimalistas usando produtos de grande utilidade.

Estes produtos de qualidade são versáteis e apresentam vários benefícios, como um bálsamo labial ou um multi-stick com FPS. Em parte, impulsionados pela sustentabilidade e em parte devido à incerteza econômica, os consumidores querem comprar menos produtos e de melhor qualidade.

Dados e transparência

Por fim, a sustentabilidade é importante para os consumidores, mas a transparência é mais importante ainda. Não basta construir um produto de qualidade – os consumidores querem saber como ele é feito e como uma marca está comprometida em torná-lo melhor.

Eles procuram marcas que educam abertamente sobre porque usam (e não usam) certos ingredientes, opções de design e muito mais. Do fornecimento de ingredientes à embalagem, cada etapa da criação de um produto é uma oportunidade de marketing para se conectar com os consumidores.

As pessoas amam e exigem transparência de suas marcas favoritas. Não vivemos mais em uma época em que as pessoas desconheciam os ingredientes usados em seus produtos rotineiros. É por isso que os consumidores querem saber o que estão colocando em sua pele.

Essa demanda forçou que as marcas de beleza fechassem parceria com laboratórios de terceiros para oferecer total transparência em relação aos itens de cuidados com a pele.

A transparência estará entre as principais prioridades de diferentes marcas. Os clientes querem saber o que estão usando, e essas marcas estão dispostas a oferecer a eles um relatório detalhado de todos os ingredientes e fórmulas químicas utilizadas nos produtos.

Isso permite que os clientes entendam se seus produtos estão alinhados com os valores pessoais e com o comportamento de consumo deles, sem dúvidas, uma nova tendência que se perpetuará ao longo da próxima década.

Por fim, compreendemos que as tendências do mercado de beleza continuam em constante mudança e a sua marca deve permanecer atenta a essas mudanças e começar a se adequar.

No entanto atender a tantas mudanças e tantas dificuldades fica difícil para uma indústria manter e uma solução correta seria estar junto de uma empresa de terceirização de cosméticos que sempre está atenta as tendências e novas tecnologias.

Por isso, conte com a Cosmefar para auxiliar a sua marca de cosméticos na atualização e inovação dos seus produtos.

Fale com um dos nossos consultores e veja as soluções que temos para você.

© 2022 Cosmefar cosmetologia inteligente

Desenvolivido por GF capital

Falar com um consultor